*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

domingo, 21 de junho de 2009

I Seminário Cidadania e Diversidade

No dia 15 de maio desse ano aconteceu na cidade de Cruz das Almas o I Seminário Cidadania e Diversidade realizado no Auditório da Pós-Graduação da UFRB uma parceria entre o Grupo LGBT Omni de Cruz das Almas e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na época não tive a oportunidade de registrar nesse blog o meu agradecimento à Elizangela Gomes (presidenta do Grupo OMNI) pelo convite a mim direcionado para participar do evento (como representante do Coletivo Feminista Marias e da União da Juventude Socialista-Salvador) contribuindo com a mesa de discussão, infelizmente, por motivo de trabalho, não pude ir prestigiar o seminário, mas deixo aqui registrado agora o meu agradecimento pelo convite e a todos os membros do Grupo OMNI por terem recebido a Logo desenhada por mim para ser o símbolo do Grupo OMNI, espero que ela traga boas energias para que a caminhada desse grupo tão sério em suas lutas. As seis argolas com símbolos do feminino e do masculino assim organizadas na ilustração abaixo formam a multiplicidade que é a sexualidade, multiplicidade que pode e deve conviver na devida harmonia, a violência está no desrespeito a essa multiplicidade sexual. Lembro que ao receber o convite de Elizangela Gomes fiquei um tanto tensa e nervosa por não saber como e o quê falar na mesa como palestrante, me imaginei perdida em meio a palestrantes como Olívia Santana (PCdoB-Salvador) uma pessoa a quem admiro, senti-me incapaz de fornecer informações claras a respeito de sub-temas como violência contra homossexuais, então comecei a puxar pela memória nas muitas vezes em que tive o rosto apontado no ginásio, na humilhação que sentia ao ouvir comentários homofóbicos no colegial, na tristeza silenciosa que é ter que lutar por um espaço dentro de meu próprio lar e ter a obrigação de provar minha capacidade intelectual,... Penso que para um homossexual/bissexual/polissexual/transexual, dados estatísticos sobre homofobia servem apenas para ilustrar páginas de jornais e revistas e/ou ocupar lacunas nos noticiários televisivos, e talvez essa minha opinião bastante pessoal seja radical o bastante para ser exposta dessa forma tão pública, mas pra mim o que conta de verdade é a forma como sou cobrada ao acordar, é como irei reagir hoje ao sair de casa tendo que agüentar todos os dedos sendo apontados para mim, é como irei digerir tais comentários violentos na universidade,... Não sou tratada com a mesma poesia que meu semelhante trata alguém heterossexual, e isso sim faz diferença no meu dia de vida, penso que a poesia é tão universal, é um “bom dia” de Sol. Talvez, o que devesse levar para mesa de discussão fosse resumida em uma pequena frase “Ao acordar, receba o Sol com os braços abertos e seja feliz! O que vier de bom depois, é lucro!”

Aproveito o espaço para agradecer também aos palestrantes convidados: Olívia Santana (PCdoB - Salvador), Rafael Carvalho (GLICH - Feira de Santana) e Beth Silva (PT - Salvador).





EDUCAÇÃO!!

VAMOS ENSINAR NOSSO POVO A SER HUMANO!!

Texto de Priscila Pimentel

Um comentário:

  1. Cara Priscila Pimentel

    Mais que a sua presença fisica, a sua força para o movimento e a indignação de não aceitar DEDO NENHUM apontado em momento NENHUM. Faz de vc vencedeora da Poesia de logo de manhã BOM DIA! que lindamente canta ZIZI. Que não é nehum modelo nosso de defesa do movimento, ao contrário. Mas não esqueçamos dos acumulos de todos e todas.

    Temos em cada uma de nós a força de raiar o dia encarando de frente a LUTA! "...Porque o tempo, o tempo não pára... ...dias sim, dias não eu vou sobrevivendo sem um arranhão da CARIDADE DE QUEM ME DETESTA!"

    Escrevi essa frase de CAZUZA há 15 anos atrás quando cheguei em Cruz das Almas de fato porque de verdade cheguei mesmo a 16 anos. E percebo que nada ou quase nada mudou... ...perecebo que se queremos algo, precisamos mesmo é mostrar amor, só corajosos demonstram amor, covardes demonstram ódio ou cinismo.

    A LOGO DO GRUPO LGBT OMNI criada por você e dada de presente reflete exatamente a dimensão do que precisamos. O PARA TOD@S E TODOS amplia internéticamente essa necessidade de GARANTIR DIREITOS e de se voltar a discutir desconstrução de modelos pré fabricados de sociedade.

    Somos muito mais que sexo, poque escovamos os dentes mais vezes do que o fazemos, somos muito mais que amantes, que pessoas. SOMOS ÚNICOS E PLURAL em toda a sua extensão e não precisamos de bortas abertas, vamos abri-las por mérito para um mundo mais justo de fato e de direito!

    EU, LYZ agradeço em nome do Grupo LGBT OMNI a sua sensibilidade e esperamos poder avançar nessa tragetória com soma de realidades.


    Saud@ções Anti Homofóbicas e de Harmonia!

    LYZ. 21/06/2009
    LGBT OMNI
    Conselho Municipal
    dos Direitos da Mulher

    ResponderExcluir