*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

terça-feira, 14 de julho de 2009

CONFERÊNCIAS COM CURADORES DE ARTE

Resumo:

A Aliança Francesa realiza conferências sobre curadoria com Eric Corne e Muriel Enjalran. Eric Corne é o curador da exposição Arte na França 1860-1960 – O Realismo, em cartaz no MASP e no MARGS entre maio e agosto pelo Ano da França no Brasil, e Muriel Enjalran foi curadora da exposição Continentes à Deriva dos artistas Ângela Ferreira, Bouchra Khalili e Caetano Dias, em Sète, na França.

Onde: Teatro Molière (Aliança Francesa de Salvador)
Quando: 16/07, 19h

Entrada Franca
Realização: Aliança Francesa


Release Completo:


A Aliança Francesa realiza conferências sobre curadoria com Eric Corne e Muriel Enjalran. Eric Corne é o curador da exposição Arte na França 1860-1960 – O Realismo, em cartaz no MASP e no MARGS entre maio e agosto pelo Ano da França no Brasil, e Muriel Enjalran foi curadora da exposição Continentes à Deriva dos artistas Ângela Ferreira, Bouchra Khalili e Caetano Dias, em Sète, na França.

Eric Corne apresenta em Salvador a conferência O Realismo à Distância: os realismos da pintura na França 1860, 1960. Reencontro com o Realismo no Brasil, baseada na curadoria da exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo, que integra o Ano da França no Brasil e esteve em cartaz no MASP entre 16 de maio e 28 de junho e estreia no MARGS em 14 de julho. A exposição conta com cem obras, metade delas do próprio acervo do MASP, a outra parte vinda do Museu Berardo, em Portugal, e de instituições francesas como o Musée d’Orsay. Arte na França 1860-1960: O Realismo tem três grandes objetivos: apresentar um panorama amplo da pintura francesa, colocar em pauta o tema e ampliar as possibilidades de leitura a partir da aproximação de coleções do Brasil, da França e de Portugal. Além disso, ainda procura inserir a produção nacional do período no contexto da escola francesa e mostrar um breve panorama da atual produção pictórica francesa, dos anos 90 e 2000.

Para Corne, o realismo, em suas diferentes interpretações, é um fio condutor que determina uma permanência da arte na França por um século e busca uma semelhança com o real, uma coincidência entre um pensamento social e uma imersão física no mundo, que está sempre em constante reinterpretação.


Na conferência intitulada Sur place, Muriel Enjalran se baseia nos vídeos de três artistas, Justine Triet, Yaël Bartana e Caetano Dias, para explorar as relações históricas, políticas e memoriais de juventudes de três lugares diferentes: um lugar parisiense de manifestações teatrais, um estádio e uma favela. Em sua reflexão, movimentos e deslocamentos são constrangimentos que traduzem uma centena de impedimentos ligados aos contextos sociológicos e históricos desses lugares.

Sobre Eric Corne
Eric Corne foi professor da Ecole nationale supérieure d’art de Bourges (2008-2009), professor e artista-curador da Ecole supérieure des Beaux-arts de Genève (2005-2008). Participou de uma missão para a criação do Centro de Arte contemporânea de Cidade Tiradentes, em São Paulo (2005-2008) e do programa de residências deste projeto: Le Monde n’est à Personne. Entre outras, Corne foi curador das exposições Paris Belgrade, Les affinités électives, Belgrade, Serbie (2006) ; Paisagens Obliquas, Museu Municipal de Faro, Portugal (2009). Ainda, foi membro do júri de Diplôme de l’Ecole nationale supérieure des Beaux-Arts de Paris e participou de diversas intervenções e juris nas Escolas de Belas Artes de Havre, d’Angers, de Caen e Lorient, na Universitdade de Nanterre e no Instituto de Estudos Políticos de Paris.

Sobre Muriel Enjalran
Muriel Enjalran vive e trabalha em Paris onde, desde 2006, é Diretora de Projeto da Association française de Développement dês Centres d’art. É graduada em História e em Arte Contemporânea: Conhecimento e Prática, pela Université de Paris IV, Sorbonne. Desde 2003, foi curadora de diversas exposições, entre elas, Continentes à Deriva (2009): Caetano Dias, Angela Ferreira, Bouchra Khalili e No food for visitors (2008): Julião Sarmento, Lacan’s Assumption. Além disso, já foi jurada de prêmios como d’APARTE / Concours Picker, Genève (2009-2008) e FIAV, Alger (2008).

Um comentário:

  1. parábéns pelo seu blog!!

    já votei no seu top blog!!

    e gostaria de convidá-la a visitar o meu e participar da promoção, respondendo duas perguntas, uma delas: "para vc o que é arte?"
    http://martaorigamis.wordpress.com/promocao-do-primeiro-ano/

    fácil, né?

    gracias!!

    boa sorte!!

    bjbjs, Marta.

    ResponderExcluir