*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


O Coletivo Feminista Marias completa 1 ano que viajou para o Panamá e se consolidou como representação do Brasil na Rede de Mulheres Latino Americanas, Cabibeñas e da Diáspora.
------------------------------------------------

A FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS E SUAS ADMINISTRAÇÕES DESLEIXADAS.

...
A FGM já teve seus dias de glória nos tempos do saudoso Wali Salomão,passou por dificuldades na época de Lidice da Mata, sobreviveu graçasao esforço do professor Cid Teixeira. Começou a perder fôlego eimportância sob direção de um Senna sempre em marcha lenta, com opopulismo do Lima os espaços culturais foram sucateados e agora com oinusitado Lins, assessorado por um galerista fracassado, estamoscaminhando rumo a desgraça cultural, estes sujeitos estão querendo acabar com o Teatro Gregório de Mattos, o único teatro experimental daBahia, projetado por Lina Bardi, é um absurdo. É uma loucura.

J.T. Costa
ACESSEM O SITE http://grupoanexus.multiply.com/photos/album/10# E VEJAM FOTOS ATUAIS DESTE LOCAL E JUNTE-SE A CAMPANHA!
AS FOTOS SÃO UM PEQUENO PASSEIO AOS PRINCIPAIS LOCAIS DO TEATRO(CAMARIM, PALCO MULTIUSO, COCHIA, CABINE DE LUZ E OUTROS) OS REGISTROS FORAM FEITOS PELA NOITE AINDA NO DIA 13 DE ABRIL DE 2009. SÓ COMO UMA FORMA DE DIVULGAR O ESTADO DE COMO ERA E O QUE SE TRANSFORMOU AO LONGO DOS TEMPOS.

FONTE: http://grupoanexus.multiply.com
____________________________________________

domingo, 26 de abril de 2009

___sugestão para download de livros

Como todos sabem, este blog é um espaço destinado à publicação dos meus trabalhos de artes plásticas, teatro e educação, contudo, aproveito sempre para divulgar informações externas sobre cultura, educaçao e arte, e como tal, gostaria de divulgar o que para mim é o melhor site para download de livros completos:
O site encontra-se em inglês, porém é de fácil uso e seu banco de dados é bastante interessante, vale a pena mesmo conferir.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nóli em...: Cunhadinho!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
Esse quadrinho foi criado por mim para uma das edições do FANSINE MARIAS. Essa linda garotinha de blusa rosa e saia azul é a Nóli, minha criação que em breve fará 1 aninho de vida.
- Filha, mamãe te ama!!!!!!rsrss
priscilapimentel_@hotmail.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

“Fragmentos”

No dia 28 de Março pude conferir o espetáculo "fragmentos", o primeiro de bonecos animados manipulados por atores que tenho de fato o prazer em assistir. Talvez não tenha assistido a nenhum espetáculo desse caráter até então pelo fato de ser veiculado em sua maioria como sendo para o público infanto-juvenil com textos que não me agradam. De início, fui ao teatro do Sesi- Rio Vermelho motivada pela avaliação da disciplina que constava nessa análise e por uma das atrizes manipuladoras de um dos bonecos que é uma pessoa muito querida por mim pela competência e simpatia, Genifer Gerhardt Dimpério.

“Fragmentos” possui um texto bastante solto e amplo pra interpretações, de fato é um espetáculo de bonecos para adulto mesmo, contudo, confesso que prestei mais atenção nos bonecos e não no texto. Os bonecos possuem características físicas humanas muito chocantes para criaturas tão fantasiosas e mágicas que são os bonecos, a primeira análise que percebemos é como se adultos (atores) estivessem brincando com as tragédias impostas na vida de algumas pessoas como a perda da visão e a perda de uma perna, e tudo isso dentro de uma pobreza quase miserável exposta no tórax marcado pelas costelas e a barriga funda pela falta de uma alimentação adequada, a cadeira de rodas velha e empenada, o violino também velho que serve para o cego ganhar seu sustento na rua,... Por um momento, senti que essa brincadeira com bonecos deficientes físicos era algum tipo de prenúncio para nossas crianças que colherão a miséria que estamos plantando hoje, e o texto nada importava, era só um detalhe, só um complemento que deixava o mais natural possível aquela triste visão das ruas por onde passamos desde muito tempo mas que agora estava sendo trabalhada para o adestramento de nossas crianças que terão de conviver com essa realidade humana da pobreza.
Texto Priscila Pimentel

segunda-feira, 20 de abril de 2009

sábado, 11 de abril de 2009

FALTA CULTURA EM SALVADOR

E A ESCARCES VAI CONTINUAR
AMIGOS, PARCEIROS ARTISTAS, PESSOAS EM GERAL DEDICAMOS ESTE TEMPO(CORRIDO DE NOSSAS VIDAS) PARA ENVIAR NOSSA INTENSA INSATISFACAO A RESPEITO A GESTAO DO NOSSO ENTAO PREFEITO JOAO HENRRIQUE BARRADAS CARNEIRO. O QUAL TEM COMO SECRETÁRIO DE MUNICIPAL DE CULTURA O SENHOR ANTONIO LINS QUE PUBLICOU EM SEU SITE A SEGUINTE PROEZA:

"Pinacoteca de Salvador sera entregue aos baianos em 15 meses.
"A NOTICIA NAO SERIA TAO RUIM SE ESSA "PINACOTECA" NAO DESATIVASSE POR COMPLETO UM EQUIPAMENTO CULTURAL DE GRANDE IMPORTANCIA NA CIDADE:

O TEATRO GREGORIO DE MATTOS
PARA QUEM NAO CONHECE ESTE LOCAL JA FOI PALCO DE IMPORTANTES MONTAGENS TEATRAIS BAIANAS, SHOWS, DANÇA E ATE DE EXPOSICOES INDIVIDUAIS E/OU COLETIVAS. A IDÉIA DESTE GRANDIOSO SECRETARIO SERA DE PIORAR A CENA DO TEATRO BAIANO "PUXANDO A BRASA PARA SUA SARDINHA." INCRIVEL MESMO, É QUE NÓS ARTISTAS ENCONTRANDO DIFICULDADES PARA SE POSSIBILITAR A ARTE, AINDA TEM UMA AUTORIDADE MUNICIPAL QUE IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA LABUTA.

NAO QUEREMOS NESTE EMAIL NOS ALONGAR E SIM CONCLAMAR A TODOS E TODAS ARTISTAS(OU NAO) PARA NOS ARTICULAR E MANIFESTARMOS JUNTOS O NOSSO REPÚDIO A ESTA "INICIATIVA BURGUESA". JA BASTA A PERDA DO:
>> TEATRO SÃO JOAO(Pça castro Alves)
>> TEATRO ICEIA(Bairro do Barbalho)
>> CINE TEATRO JANDAIA (Baixa dos Sapateiros)
>> TEATRO MIGUEL SANTANA (Centros histórico - Pelourinho)
E TANTOS OUTROS QUE ESTE ESTADO TEM E SERA PERDIDO POR PURO FLERTE DO EGOCENTRISMO. SAO IMPORTANTES EQUIPAMENTOS CULTURAIS QUE PERDEMOS E AINDA ESTAO SE ESFORÇANDO PARA NOS DEIXAR NUMA ESCARCES.

NAO!! AO FECHAMENTO DO TEATRO GREGORIO DE MATTOS!!!
SIM!! A REVITALIZACAO DE UM TEATRO QUE DEVERIA SER MUNICIPAL!!!
SIM VAMOS NOS ARTICULAR PARA EMBARGAR ESSA BRINCADEIRA
SIM VAMOS TER FE NA LUTA DE ARTISTAS CIDADAOS!E ISSO NAO SAO APENAS FRASES DE JOVENS ATIVISTAS SAO FRASES DE PESSOAS COMPROMETIDAS COM O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DA NOSSA CIDADE.
QUE COMPROMISSO O SENHOR
ANTONIO LINS TEM COM O TEATRO BAIANO?
DIZER SER BAIANO SEMPRE FOI FACIL, MAS O QUE MOSTRA A CONDUTA? E A FUNDACAO GREGORIO DE MATTOS PARTICIPOU EM QUE, NAS FESTIVIDADES DO TEATRO E DA DANÇA, NOS MESES DE MARÇO E ABRIL DE 2009?

A FUNDACAO GREGORIO SERVE PRA TRABALHAR COM CULTURA? OU É APENAS UM CARGO POLÍTICO QUE SÓ SERVE PARA AS FESTIVIDADES DO DIA 2 DE JULHO?
AMIGOS ARTISTAS VAMOS DEMONSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO!!AMIGOS ESPECTADORES, POLITICOS, PÚBLICO EM GERAL VAMOS DEMONSTRAR NOSSA INDIGNACAO!!
VEJAM A MATERIA COMPLETA DESTA BRINCADEIRA NO SITE DA FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS ACESSE O LINK ABAIXO:
FUNDAÇÃO GREGORIO DE MATTOS

VAMOS DIVULGAR!!!
PARA TODAS AS PESSOAS POSSIVEIS NAO SOMOS CONTRA A CRIACAO DE UMA PINACOTECAMUITO PELO CONTRARIO, QUEREMOS QUE MUITAS SURJAM PARA DIVULGAR NOSSOS AMIGOS ARTISTAS PLASTICOS.
MAS SEM DESTRUIR NENHUMA HISTÓRIA(PRINCIPALMENTE DO TEATRO BAIANO)PARTICIPE DESTA CAMPANHA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO, JA ESTAMOS NOS ARTICULANDO COM A SOCIEDADE CÃ�VIL ORGANIZADA AFIM DE EMBARGAR A DESCONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM "ELEFANTE BRANCO"
------------------

sexta-feira, 10 de abril de 2009

“Casa de Ferro”

No dia 11 de março desse ano, tive a oportunidade de ir ao teatro Vila Velha conferir o espetáculo "Casa de Ferro", e somente agora encontrei o tempo para escrever a respeito, e corri para encontrar esse tempo pois o Vila Velha é um espaço que me agrada muito e o espetáculo em destaque me comoveu bastante. Talvez esse tenha sido um dos espetáculos mais comoventes que já tenha tido de fato o prazer em conferir de perto. É complicado produzir espetáculos cênicos com tamanha qualidade e com tão poucos recursos materiais no palco, esse que por sua vez contribuiu bastante para a perfeição, por assim dizer, da mágica envolvente que a meu ver fazia parte da proposta da encenação que trazia um texto religioso-mítico que como literatura de tal categoria tem por obrigação puxar o espectador para dentro daquele universo e faze-lo participar através de reações únicas que somente cada som proporciona em cada membro expressivo do corpo do público. A proposta entendida foi a de um ciclo completo de vida e renascimento como energia de um ser dentro da cultura africana. A sonoridade produzida pelo corpo do ator traz a diáspora africana, o espectador vê a cena e sente com todo o corpo a angustia, o encanto, a agonia, o sufoco, a libertação, o nascimento, a captura, a resistência, a transcendência metafísica do personagem e participa disso como se estivesse induzindo o percurso com a ansiedade abafada no olhar, na respiração, nos dedos contraídos nas mãos sobre as pernas que nem a escuridão da sala garante a livre expressão dos gestos mais entusiasmados. “Casa de Ferro” é um daqueles espetáculos pra olhar no fundo dos olhos do ator e persegui-lo atordoado com a pergunta mais culposa que um homem irmão pode fazer, e fazemos isso porquê também somos fuzilados com o olhar sonoro do ator que nos cobre de um ódio sufocado e perdido em um amor espiritual além desse que estamos sentindo por dentro de nossa alma e que não conseguimos cuspi-lo para fora, nem na escuridão da sala de teatro.
Texto Priscila Pimentel

domingo, 5 de abril de 2009

Ensaio fotográfico: projeto Karla Rúbia

As imagens exibidas nessa postagem são do artista plástico Rommel Portugal e fazem parte do making off do ensaio fotográfico idealizado por Karla Rúbia, amiga e artista plástica que me convidou para participar como modelo desse projeto bastante interessante que em breve será divulgado por completo.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA




CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA




CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA




Ficha Técnica
Direção Geral e Projeto: Karla Rubia (kakarubia@yahoo.com.br)
Maquiagem e figurino: Karla Rubia e Ludmila (ludy.am@gmail.com)
Making off: Rommel Portugal (lithium2@terra.com.br)
Modelo convidada: Priscila Pimentel (priscilapimentel_@hotmail.com)

_____________________________