*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nas coxias...

Sala do Coro do Teatro Catro Alves


Foto de dispositível móvel: Priscila Pimentel

Adereço Cenográfico

Confeccionando adereço cenográfico para as costas.


Aqui as asas possuem uma estrutura de arame nº10, forrados com fita crepe branca, papietados com papel metro e cola branca e revestidos com uma camada de pó de serra e uma segunda camada de farelo de serra.


Para o acabamento, as alças do colete que fazem parte da estrutura visível na parte da frente foram revestidas com tecido de cor próxima à cor do farelo de madeira.


Para a confecção da estrutura foi necessário cerca de 1h somente para modelar e cortar o arame.
Para a papietagem, foi necessário cerca de 2hs para a aplicagem do papel com cola e mais umas 6hs para a sua secagem total.


Para a aplicação da textura de madeira, foi aplicada uma camada fina de cola de contato e em seguida o pó de serra. Após cerca de 2h foi aplicada mais uma camada um pouco mais grossa de cola de contato e em seguida o farelo de madeira.



OBSERVAÇÕES:

- Vale a pena lembrar que a cola de contato não deve ser aplicada diretamente com as mãos pois, além de ser tóxica, ela somente é rémovível com solvente;
- A cola de contato não deve ser manipulada em locais fechados e sem ventilação, ou seja, não sigam o exemplo das fotos;

- Existem máscaras específicas para serem utilizadas durante o manuseio com cola de contato.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

domingo, 11 de setembro de 2011

CENOGRAFIA: Esboço de poste

A fotografia não favorece a escrita, entretanto o desenho deixa claro a intenção da confecção de um poste cenográfico para um espetáculo musical de mpb e samba.

O processo de confecção não foi fotografado devido à correria e prazo curto para sua entrega.

O objeto em destaque foi totalmente construído com sucata disponível em casa e materiais encontrados no lixo como tubo de papel, papel panamá, papel vegetal, caixa de papelão, cola de contato, cola branca e isopor.



Desenho: Priscila Pimentel

Confecção: Elinaldo Nascimento