Nos Componentes de Formas Animadas I e Montagem Didática buscou-se estimular e compreender, por uma vivência com teatro de animação acompanhada de reflexão pedagógica, esse estado brincante infantil, tão familiar ao teatro e ao poeta de qualquer arte, indispensável ao treinamento do professor. Fundamentou-se no princípio do próprio jogo infantil e da brincadeira do faz de conta como geradores da cena, com a apropriação de objetos ou brinquedos já prontos, materiais reaproveitados, em máscaras nos pés e nas mãos, nas relações do ator e do ator-animador com tudo o que pode ser animado como personagem. A memória e a estética de cada aluno foram solicitadas e misturadas ao sabor da livre improvisação. Esta vivência da imaginação nesta situação limite, muito peculiar a que é encontrada em estabelecimentos, pode estimular os professores de teatro do anteparo, pesquisando a sua importância como fator dinâmico da própria elaboração do pensamento para a criança e para o adolescente, incluindo a compreensão dos princípios desta prática cênica, também, como forma ou elemento de espetáculo.
Sônia Rangel
Diretora da Mostra
Livremente inspirado em O Homem do Princípio do Fim, de Millôr Fernandes,
poema Hipótese, de Carlos Drummond de Andrade e
lendas indígenas e africanas.
Adaptações e direção:
Sônia Rangel
Assistente de Direção:
Paulina Dagnino
Preparação Corporal Paulina Dagnino
Iluminação Filêmon Cafezeiro
Fotografia Ângelo Soares
Arte Gráfica Jones Mota
Apresentado na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA dia 9 de dezembro de 2009 as 18h
Entrada Franca
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...ensaio aberto do dia 7 de dezembro.
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