*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TEXTO: A importância do registro e publicação de processos criativos

Por Jones Mota



Convidado para escrever para o Ratoeira Cênica sobre teatro-educação, busquei incessantemente por um tema bacana para ‘estrear’ esta coluna. Pedi muito por um insight fantástico, inovador, criativo… Ah, Cláudia, senta lá! Tantas questões polêmicas em baixo do meu nariz implorando por um pouco de atenção e eu procurando novidades!?

Assim o insight surgiu, nada inovador, porém, importante. Quando li a pergunta “como poderíamos não registrar tudo isso?” na descrição do Ratoeira Cênica, a lâmpada das ideias se acendeu, e imediatamente a pergunta norteadora brotou: os artistas do teatro baiano entendem a importância do registro e publicação dos seus processos criativos?

Ora, até Bin Laden registrava seus planos e conquistas terroristas em seu caderninho de anotações (é o que a mídia diz). Não é possível que nós, artistas, dotados de uma sensibilidade peculiar (tá, nem todos), não tenhamos nossos meios de registro.

Lembro que quando criança, ao escrever poesias em um caderno, sonhava que o mesmo seria encontrado e minhas poesias virariam livro. Não sei se esse desejo também permeava os sonhos de Madame Clessi (personagem de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues), mas aconteceu: depois de morta, seu diário foi encontrado e os registros presentes nele permitiram que Alaíde (personagem principal) viajasse legal nas histórias quentes da meretriz, tornando o enredo ainda mais entretecido.

Claro que se fosse nossa contemporânea, Madame Clessi poderia optar, dentre as novas mídias, qual escolheria: registrar sua vida em fotos, vídeos, áudios, ou em um blog. Nossa! Será que Bruna Surfistinha é a Clessi do século XXI? Ao menos esperta ela é. Mesmo com uma profissão diferente da nossa (o teste do sofá não é parâmetro para comparações), conseguiu registrar seus processos (criativos?) e os publicou. Bem ou mal, entrou para história.

História. Essa sim é importante. O registro e a publicação do processo artístico não devem servir apenas como base para o planejamento e organização dos integrantes. Deve ser tratado com importância histórica. Já dizia Alberto P. Tassinari “A história nos deixa presentes.” Assim devemos encarar os registros, são presentes para os futuros pesquisadores das artes, devemos zelar por eles e publicá-los. O registro serve para o professor, para o aluno-ator, para o ator profissional e amador, para o diretor-pesquisador, para o encenador, para o cenógrafo e todos os técnicos que estudam e fazem teatro. Cabem aqui elogios ao Teatro Saladistar, ao CRIA, ao Núcleo de Arte e Teatro de Lages, ao Bando de Teatro OLODUM, a Adelice Souza, Adriana Amorim, Amanda Maia, Hamilton Lima, Priscila Pimentel, entre outros grupos e artistas baianos que registram e publicam seus processos.

Registrar para ter, publicar para saber. De que nos servem cadernos jogados às traças? Será que Martim Gonçalves tinha um caderno onde registrava seus processos artísticos como encenador na saudosa Escola de Teatro da UFBA dos anos 60? Será que Nilda Spencer tinha cadernos com anotações sobre suas atuações?

Se existem, ainda não foram publicados.

Em seu livro sobre o moderno teatro na Bahia, Raimundo Matos Leão conta que a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira de caráter documental, nos jornais da época; e a segunda através de entrevistas com artistas que presenciaram o processo de modernização do teatro na Bahia. Um deles, claro, chama-se Harildo Déda.

Percebe-se que a maioria dos registros que se tem sobre a história do teatro baiano está grafada nos jornais, que para mim é fonte segura de data, não de conteúdo. Prova disso é a quantidade de erros jornalísticos presenciados cotidianamente, além da crítica teatral, que na Bahia é quase inexistente.

Cada grupo ou artista que torna o registro parte do seu fazer teatral acaba por criar um método próprio, enraizado nos seus princípios poéticos e/ou estéticos. No Núcleo Viansatã de Investigação Cênica, por exemplo, as ferramentas metodológicas utilizadas são: blog com postagens semanais de todos os participantes do processo; grimório dos atuantes (cadernos com escritos pessoais sobre o processo); grimório da encenadora (blog e caderno com suas impressões e reflexões); ata de todos os encontros, fotografias, áudios e vídeos.

Além do Viansatã, será que outros artistas registram seus processos criativos? Como? Trago a resposta de Adelice Souza, que é exemplo perfeito, já que além de diretora teatral e dramaturga, é contista: “Sim, registro. No papel, nos diversos cadernos de direção que tenho por perto de mim, perto dos meus assistentes (…). Mas, principalmente, registro no coração, como flor ou punhal”.

Entendo que o registro pode ser tanto crítico/informativo, quanto poético. No crítico/informativo, é interessante que o registro seja imediato, para assegurar a qualidade dos detalhes e a momentaneidade das informações. No poético, as experiências são registradas “no coração”, podendo transformar-se em contos, poesias, etc. O registro serve para o futuro.

Neste mundo de referências múltiplas, não há porque esconder nossos aprendizados. Sabemos que é dividindo que se multiplica, vamos tornar públicas as nossas experiências. Que o teatro seja como a peste sonhada por Artaud, se alastrando em epidemia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário