Rê Bordosa
Esta postagem trata do processo de confecção de um adereço de cabeça para a contrução humana da personagem fictícia de História em Quadrinho "Rê Bordosa", clássico dos anos 80 que ilustrava a Revista Chiclete com Banana.
Carismática, Rê Bordosa é a imagem da mulher desbocada, desinibida, alcólatra, fumante, ninfomaníaca e refém de suas manias e desejos absurdos.
A escolha da representação surgiu devido ao carinho que possuo por tal personagem enquanto personalidade e traçado de seu desenho feito por Angeli.
(Foto: Priscila Pimentel)
Antes mesmo da escolha do adereço, é necessário confeccionar o seu suporte, o "capacete" que irá sustentar toda a estrutura do objeto.
Aqui podemos observar a lateral do capacete que foi todo moldado sobre um molde de cabeça de gesso.
A cabeça de gesso foi toda pincelada com vaselina pastosa e papietada com camadas de papel crafiti e jornal intercalados sendo a primeira camada feita somente com papel guardanapo (que pode ser substituído por papel higiênico). No total foram dadas cerca de 7 de papel (1 de papel guardanapo, 3 de papel crafiti e 3 de jornal).
Importante lembrar que na papietagem os pedaços de papel devem ser feitos a mão pois assim suas fibras se soltam mais e se adaptam melhor umas ás outras junto com a cola branca aguada.
Foto da parte de trás do "capacete"
Após a secagem da papietagem, o suporte é retirado no molde de gesso, então é realizado o processo de acabamento em que é recortada a região das orelhas, contorno do cabelo e por fim feito uma abertura na nuca. Para a finalização dessa etapa, utilizamos o arame n°16 para contornar todo o "capacete" com a finalidade de proteger a papietagem, esse arame é preso com pequenos retângulos de fita crepe posteriormente papietada para ficar uniforme e melhor preso.
Essa abertura feita na nuca do suporte serve para o ajuste do objeto na cabeça do ator. Nessa abertura, também pode ser colocado um elástico largo na cor do cabelo da pessoa, esse elástico deve ser colaco com cola de contato.
Suporte já papietado sendo retirado do molde de cabeça de gesso.
Iniciamos o trabalho com a escolha do material, nesse caso, trata-se de vários gomos que precisam ter unidade e serem leves, portanto foi escolhida a espuma para sua construção.
Aqui observamos gomos pequenos feitos com espuma rosa e colados com cola de contato.
Gomos aguardando a cola de contato reagir para posteriormente serem colados.
Importante lembrar que a cola de contato (caracterizada por ser adesiva) precisa de um determinado tempo "descançando" no objeto para poder reagir.
Detalhe dos gomos.
Detalhe do processo de colagem dos gomos.
Importante lembrar que antes da colagem, é fundamental escolher quais gomos deverão ficar na parte superior do capacete, ou inferior, ou lateral... Se possível, faça marcações com caneta na superfície do capacete definindo assim onde cada uma deverá ser colada.
Detalhe do processo de colagem.
Detalhe da parte de trás do adereço de cabeça. Aqui, sua coloração avermelhada foi feita com o improviso de resto de tinta de tecido aguada pintada com a mão, entretanto é fundamental lembrar que essa etapa de tingimento foi IMPROVISADA devido à falta de material adequado, obiviamente que tal acabamento deverá ser refeito com a titna apropriada.
Por fim, a parte interior do adereço deve ser revestido, forrado com feltro ou algum tecido pois diferentes atores poderão utilizar.
Confecção e fotos: Priscila Pimentel
Instruções: Agamenom de Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário