Os estudantes do curso técnico de nível médio em Arte Dramática, do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, em Salvador, realizam ontem (dia 31), às 19h, a III Mostra Cênica com o tema “Epopéia do Boi Corisco ou a morte do vaqueiro desconhecido”. A atividade homenageou a cultura nordestina, relembrando o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, comemorado no ano passado. A Mostra foi aberta ao público e realizada na própria unidade escolar, localizada no bairro do Canela.
A atividade ressalta um dos objetivos da Educação Profissional da Bahia, de inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. Nesta perspectiva, o curso em Arte Dramática visa a formação dos estudantes, para que o futuro técnico possa realizar e apoiar atividades relacionadas á criação em teatro, cinema, áudio e vídeo. Poderá, também, atuar como ator, radioator, dublador, dublê, cenotécnico, bonequeiro, contrarregra, assistente de palco e de produção. Emprega métodos, técnicas e recursos de improvisação, atuação e normas de preparação corporal em espaços cênicos, como formas de expressão corporal e de imagens.
A Mostra Cênica é o resultado das atividades desenvolvidas nas disciplinas Técnica de Corpo para Cena I, orientada pelo professor Ricardo Fagundes, e de Artes, ministrada pela professora Priscila Pimentel. Graças aos conhecimentos adquiridos nestas disciplinas, e por meio do texto de cordel, os estudantes fizeram uso da linguagem corporal para dar vida aos personagens, bem como a criação de ambiente por meio de sons produzidos pelo corpo. “Eles ressaltaram a capacidade do ator em multiplicar-se na fiscalização de personagens, humanos e animais, e ambientes diversos sempre com o objetivo de contar a narrativa para a plateia”, explicou o professor Ricardo Fagundes.
Cristiane Barreto, coordenadora do curso, explica que a disciplina Técnica de Corpo para Cena I, fundamental para a realização da atividade, toma como ponto de partida o uso do mapeamento. O mapeamento é uma técnica que possibilita ao estudante compreender os limites do corpo para usá-lo no momento que esteja interpretando. A disciplina também abrange a experimentação teórica e a prática corporal. “A busca do corpo expressivo através de aquecimento, jogos e improvisações fez-se presente em todo momento, além de exercitar a capacidade de crítica e autocrítica durante as atividades propostas. A mostra é a consolidação de todo este aprendizado, além de ser um momento único para os estudantes, pois possibilita uma troca de saberes entre a comunidade escolar do ponto de vista palco/plateia”, explica.
Adson da Silva Brito, 30, estudante do curso técnico em Arte Dramática, diz que sente-se honrado em fazer um curso técnico em Arte Dramática na Rede Estadual de Educação Profissional: “Nós somos a primeira turma deste curso pioneiro na rede. O resultado apresentado ao público é a comprovação da qualidade do curso técnico, além de provar que é possível ter cursos na área de arte que alinhem a teoria com a prática. Quando estamos no palco, a teoria e a prática é algo único para atingirmos um único objetivo: transmitir a nossa mensagem, valorizando a arte”, afirmou.
FONTE: http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br/2013/02/estudantes-de-arte-dramatica-realizam.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário