O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração e repulsão). Esse campo de força psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.
(BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 13ª Ed. Reform. E ampl.- São Paulo: Saraiva, 2002. Cap. 4, A Gestalt; A Percepção, p.63.)
(BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 13ª Ed. Reform. E ampl.- São Paulo: Saraiva, 2002. Cap. 4, A Gestalt; A Percepção, p.63.)
O que analisamos dessa frase acima é a busca pela perfeição, por assim dizer. O homem tende sempre a buscar o completo, o prazeroso, as boas experiências que servirão de exemplo para experiências futuras, um processo natural do crescimento psicológico que procura fazer associações de modo a agrupar informações com características parecidas formando uma biblioteca de experiências em sua memória que posteriormente será estimulada a criar derivações dessas informações a partir das características comuns, o que possibilitará um raciocínio lógico, um processo que segue os princípios da Proximidade, da Semelhança e do Fechamento. Um exemplo claro disso é quando uma criança recebe uma caixinha com vários elementos escolares como lápis, borrachas, canetas coloridas, réguas e apontadores, ao observar todos eles dentro da caixa, a criança tende a dispô-los na mesa misturados como sendo dela numa primeira etapa da Proximidade; e em seguida agrupando os lápis junto com as canetas coloridas e as réguas, e as borrachas com os apontadores formando dois sub-grupos, uma segunda etapa conhecida como Semelhança onde a criança agrupou objetos de formatos e tamanhos semelhantes; por fim a criança tende a gerar uma conclusão diante desses sub-grupos, separados eles agora passam uma noção de espaço sendo aquele onde se encontram os objetos da criança o espaço dela e os elementos ali contidos pertencentes a ela como um único grupo, essa terceira etapa chamamos de Fechamento.
Texto Priscila Pimentel
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