*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte 1808-2008: Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil

de 1 a 3 de outubro de 2008, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro


A História de Arte vem se firmando como significativo campo em expansão no Brasil nas últimas décadas. Processo que tem alterado o perfil profissional dos historiadores da arte, dos modos de formação dos mesmos, de suas pesquisas, da produção científica e cultural na área. É com o intuito de fomentar as reflexões e os intercâmbios entre os agentes nesse campo que estamos organizando o XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA, a ser realizado no Rio de Janeiro, nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2008. O Colóquio visa ao intercâmbio entre membros do CBHA, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, para a discussão das pesquisas em desenvolvimento na área de História da Arte no país, bem como das especificidades teóricas, metodológicas, didáticas e de formação profissional nessa área.

Na organização do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, cujo tema será 1808-2008: mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil, pretendemos aprofundar a discussão sobre as comemorações do bicentenário de chegada da corte portuguesa do Brasil, através do debate sobre as transformações ocorridas na disciplina histórico-artística nesses 200 anos. As comunicações selecionadas foram agrupadas em três Núcleos temáticos, a saber:


I. Arte, Cultura e Instituições, composto pelas seguintes mesas-redondas:

Arte e Universidades
Museus, Patrimônio e cultura
Crítica e Críticos de arte
Acervos, Coleções e História da Arte
Sistema de arte: problemas críticos e históricos


II. Diálogos artísticos e culturais, composto pelas seguintes mesas-redondas:

Arte e migrações
Confluências artísticas na arte luso-brasileira
A arte do sagrado
Arte, Nação e Identidades
Academia e acadêmicos na História da Arte Hoje
Questões de Arte Colonial e Barroco
Arte, Arquitetura, Design: confluências

III. Fronteiras Fluidas: Moderno Contemporâneo, composto pelas seguintes mesas-redondas:

1. Poéticas e Movimentos
2. Fronteiras móveis
3. Questões contemporâneas
4. Arte e cultura no Brasil
5. O problema dos meios artísticos
6. Processos artísticos contemporâneos

Uma mesa-redonda especial, ao final do evento, homenageará o historiador da arte Mário Barata, membro honorário do CBHA, recentemente falecido.

Objetivos
- Repensar o campo da História da Arte e suas fronteiras interdisciplinares, a partir das transformações nos paradigmas da disciplina nos últimos 200 anos.
- Aprofundar a reflexão teórica, destacando a análise da historiografia da arte brasileira e as perspectivas de pesquisas futuras.
- Promover o necessário intercâmbio entre as investigações realizadas na área de Artes, nas instituições culturais, de ensino e de pesquisa, no Brasil e fora dele.
- Refletir sobre a formação do historiador da arte e as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras.
- Ampliar a participação do CBHA, promovendo uma discussão sobre uma possível política de atuação na área, através da consolidação de parcerias nacionais e internacionais.
- Incentivar o debate sobre formação de novos cursos e/ou a inserção da História da Arte nas universidades brasileiras.
- Dar continuidade aos eventos que já fazem parte do calendário dos historiadores da arte brasileiros.

__________________________________________________

Inscrições de comunicadores
A quase totalidade dos comunicadores selecionados confirmou a inscrição no Colóquio, o que significa que teremos muitas mesas-redondas, com qualidade e variedade. Confira a programação final no nosso site (http://www.ppgartes.uerj.br/cbha/coloquio_atual/index3.html).

Aviso aos comunicadores
Já está disponível em nosso site a programação final do Colóquio. Verifique o dia e o horário de sua comunicação, pois houve algumas alterações.

Inscrições de ouvintes
Já começamos a receber inscrições de ouvintes. Se você está interessado em acompanhar o Colóquio, aproveite o desconto e faça já a sua inscrição.

Publicação dos resumos
A partir do dia 15 de agosto, serão publicados em nosso site os Resumos das comunicações (com versão em pdf do Caderno de Resumos, para impressão).

Apoio recebido

O CNPq aprovou o projeto do XXVIII Colóquio do CBHA, considerando-o de grande relevância para a área de Artes. Com isso, já podemos começar a contratação dos serviços necessários para a sua realização. Aguardamos notícia de solicitação de apoio de outras agências (Capes e FAPERJ).

Hotel, passagens, traslados, passeios

Se você vem para o Colóquio, como comunicador ou ouvinte, aproveite os descontos que a firma The Tree, agência oficial do evento, está oferecendo em passagens aéreas e hospedagem. Para se informar sobre isso e também sobre traslado aeroporto-hotel e passeios culturais programados, entre no site da firma (http://www.thetree.com.br/). Clique no link "Eventos" (localizado na borda superior) e depois em "Colóquio". Lá vocês encontram todos os questionários adequados, com as informações necessárias, bastando preencher e enviar. Qualquer dúvida, escrevam para Glória - cbha@thetree.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário