*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sábado, 14 de março de 2009

"Toré"

No último dia 10, a praça do Campo Grande foi palco para uma linda apresentação cultural. De origem ameríndia, o Toré é uma manifestação plástica-ritualística de caráter espiritual onde pessoas se reúnem em círculo para orações que contribuem para a resolução de um problema ou questão através da reflexão ou incorporação de espíritos e demais energias convidadas tendo como centro de força uma grande fogueira ou símbolos sagrados consagrados pela história ou por outros cultos que o envolveram, como a estátua do “caboclo” que marca o ponto central da Praça do Campo Grande, historicamente, um grande campo verde que servia como base militar para traçar estratégias de combate e reestruturação das tropas portuguesas. Interessante lembrar como esse culto mágico se assemelha a outros de diferentes povos de distintas épocas; Rituais de mumificação no Médio Egito contavam com cerimônias de incorporação ao redor do fogo; Os sacerdotes druídicos convidavam espíritos da natureza atraindo-os com a energia do fogo fundida a sua. Exemplos assim estão presentes em diversas culturas de forma reservada para seus membros, e o que presenciamos no Campo Grande foi uma grande adaptação de confraternização e bênção para todos os presentes. Inevitável a presença dos mesmos espíritos dos cultos sagrados e reservados exclusivamente para os membros daquela cultura, contudo, energias foram vibrados em diferentes sintonias e canalizadas todas para um único ponto, o centro da dança que ardia e aquecia com o fogo da música produzindo pela voz e corpo acompanhada por um coro de pálpebras e respirações.

Texto de Priscila Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário