*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

UNESCO Lança Biblioteca Mundial Digital Gratuita

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO) e 32 instituições parceiras lançaram, no dia 21 de abril, aBiblioteca Digital Mundial (BDM). O lançamento aconteceu na sedefrancesa da UNESCO e contou com a presença de seu diretor-geralKoichiro Matsuura, e de James H. Billington, idealizador do projeto ediretor da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos.
A novidade é uma página gratuita na internet, na qual visitantes podemter acesso gratuito a obras de 32 países. No total, são 1.200arquivos, a maior parte deles da Europa, com 380 obras publicadas. Emsegundo lugar está a América do Sul, com 320 publicações, seguida peloOriente Médio, com 157 textos.
Os conteúdos que serão exibidos incluem, entre outros, manuscritoscientíficos árabes da Biblioteca e Arquivo Nacionais do Egito; afamosa Bíblia do Demônio, do século 13, da Biblioteca Nacional daSuécia; trabalhos de caligrafia árabe, persa e turca de coleções daBiblioteca do Congresso dos EUA e fotos históricas cedidas pelaBiblioteca Nacional do Brasil. O documento mais antigo é uma pinturaafricana de antílopes, datada de 8 mil anos atrás. A navegação já estádisponível em sete línguas, inclusive o português.
De acordo com a UNESCO, o objetivo é ampliar o volume e a variedade doconteúdo cultural na internet e oferecer recursos de pesquisa paraeducadores, acadêmicos e público em geral. O acervo deve seratualizado constantemente.
ACESSE: http://www.wdl. org/pt/
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário