*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Texto 4

A pessoa está sempre motivada em direção ao equilíbrio, não no sentido estático, mas de equilibração progressiva. Alcançado o equilíbrio no plano motor, inicia-se a busca de equilíbrio no plano representativo. Esta é uma forma de compensar as perturbações originadas do meio interno ou externo.
A base de todo o processo de equilibração tem sido buscada na assimilação e na acomodação.
(FARIA, Anália Rodrigues de. O Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Segundo Piaget. São Paulo: Ática, 1989. Cap. 1- O desenvolvimento mental; 1.2 – A construção da vida mental: fatores responsáveis pelo desenvolvimento – Equilibração, p.15)


Segundo as teorias de Piaget, a base de formação de um indivíduo começa no equilíbrio, a busca pelo equilíbrio e sua manutenção é o que promove a sua adaptação no meio em que vive, uma característica comum a todos os seres vivos (humanos e demais animais) o que proporciona a superação de traumas e demais perturbações existentes em suas memórias em experiências comportamentais mal sucedidas entre ele e o ambiente ao redor, a essa constante busca pela melhoria de seu comportamento diante das mesmas experiências, esse processo contínuo pela possibilidade de um novo estado de prazer, damos o nome de equilibração, contudo, para Piaget, os desacertos não desqualificam o sujeito pois são de fundamental importância para o desenvolvimento da pessoa, eles fazem parte de todo processo de descoberta, assimilação e acomodação, equilibrações sucessivas. Após a descoberta, o sujeito tende a assimilar o novo agregando a ele outros conhecimentos já testados e agora disponíveis em suas memórias ou agregando a ele novas possibilidades de experiências, como por exemplo, o pegar e puxar de objetos curiosos para uma criança, em seguida, a criança acomoda essa experiência como forma de equilibrar seu universo então esse conhecimento dentro do organismo da criança passa a não mais ser modificado, agora ele não poderá mais ser utilizado para transformar as demandas pedidas pelo ambiente em que vive.
Texto Priscila Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário