Rê Bordosa

Carismática, Rê Bordosa é a imagem da mulher desbocada, desinibida, alcólatra, fumante, ninfomaníaca e refém de suas manias e desejos absurdos.
A escolha da representação surgiu devido ao carinho que possuo por tal personagem enquanto personalidade e traçado de seu desenho feito por Angeli.
(Foto: Priscila Pimentel)
Antes mesmo da escolha do adereço, é necessário confeccionar o seu suporte, o "capacete" que irá sustentar toda a estrutura do objeto.
Aqui podemos observar a lateral do capacete que foi todo moldado sobre um molde de cabeça de gesso.
Importante lembrar que na papietagem os pedaços de papel devem ser feitos a mão pois assim suas fibras se soltam mais e se adaptam melhor umas ás outras junto com a cola branca aguada.
Foto da parte de trás do "capacete"
Após a secagem da papietagem, o suporte é retirado no molde de gesso, então é realizado o processo de acabamento em que é recortada a região das orelhas, contorno do cabelo e por fim feito uma abertura na nuca. Para a finalização dessa etapa, utilizamos o arame n°16 para contornar todo o "capacete" com a finalidade de proteger a papietagem, esse arame é preso com pequenos retângulos de fita crepe posteriormente papietada para ficar uniforme e melhor preso.
Essa abertura feita na nuca do suporte serve para o ajuste do objeto na cabeça do ator. Nessa abertura, também pode ser colocado um elástico largo na cor do cabelo da pessoa, esse elástico deve ser colaco com cola de contato.


Iniciamos o trabalho com a escolha do material, nesse caso, trata-se de vários gomos que precisam ter unidade e serem leves, portanto foi escolhida a espuma para sua construção.







Por fim, a parte interior do adereço deve ser revestido, forrado com feltro ou algum tecido pois diferentes atores poderão utilizar.
Confecção e fotos: Priscila Pimentel
Instruções: Agamenom de Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário