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terça-feira, 22 de setembro de 2009

Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
(BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mescês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 13ª Ed. Reform. E ampl.- São Paulo: Saraiva, 2002. Cap. 3 – O Behaviorismo; p.45 – O Estudo do Comportamento.)

O comportamento do indivíduo é o resultado de toda uma sociedade ao redor, de seu ambiente familiar (religião, cultura, educação, saúde, política,...), essa concepção de ambiente proporciona a cada indivíduo uma concepção particular que gera o seu desenvolvimento humano como um ser plástico que agrega a si as condições necessárias, e a esses acertos agregados, essas experiências sensoriais, são definidas novas experiências, conhecimentos pessoais, conhecimentos derivados, a esse processo chamamos de empirismo, uma corrente filosófica que afirma a respeito dessas experiências do desenvolvimento humano um conhecimento controlado através de manipulação que fundamenta o indivíduo como um ser que busca inteiramente maximizar o seu prazer e minimizar sua dor, isso levando em consideração um segundo indivíduo que proporciona prazer e dor também, um exemplo de manipulação de um elemento presente no espaço, esse segundo indivíduo nesse estudo então é conhecido agora como um estímulo para o primeiro sujeito, o manipulador, a resposta a tudo isso é a reação. Importante registrar aqui a existência do chamado reforçamento, uma mudança nesse comportamento onde o sujeito é provocado por diversos estímulos, reações de suas próprias ações naquele ambiente onde vive ou pratica, consequências positivas que aumentam a sensação de prazer e estimulam o crescimento na freqüência dessa ação. Fica claro então que uma das características básicas para o desenvolvimento de um ser humano é a atenção reservada para o ambiente em que vive, entender como e porquê tais ações foram geradas, suas origens e o psicológicos de seus personagens pois a reação a ser gerada a partir daí, a atenção proporcionada, será uma aprendizagem , um estímulo ou não que reforçará ou punirá suas ações posteriores, seu comportamento futuro.
texto Priscila Pimentel

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