*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Diário de Bordo

TEATRO DE FORMAS ANIMADAS


Boneco Cênico










A confecção desse boneco contou com a liberdade de expressão, a criatividade foi o signo marcante dessa atividade que se fundava na livre escolha dos materiais, tamanhos, formas, texturas, cores, cheiros, dimensões, pesos, intensidades...
Utilizando restos de espumas de cenografias anteriores, dei início ao meu objeto. A idéia agora era exercitar o respeito pelas formas já disposta no material, portanto pouco foi cortado e colado e muito foi reaproveitado. Esse foi também um exercício de não produzir lixo.



A espuma utilizada nesse processo é de embalagem de monitor e demais eletrodomésticos, elas já possuem dobras e formas simples que remetem à pés e mãos, joelhos e cotovelos, estes que por sua vez não são colados e sim cortados de maneira que se adaptem ao eletrodoméstico dentro de sua caixa.

O personagem foi rapidamente absorvido pelas formas da espuma, creio que foi a espuma quem primeiro deu a cara do personagem.

Basicamente, a embalagem do monitor foi cortada ao meio já dando a sugestão das pernas e dos braços, estes que por sua vez foram presos a uma estrutura de espuma utilizando um pedaço de arame atravessado por dentro. O mesmo foi feito com os braços. Somente a cabeça foi colada pois não havia uma sustentação segura para o seu manuseio, entretanto a cabeça também precisou de um pedaço de arame por dentro e atravessado para reforçar a cola de sapateiro que de início apresentava dificuldades para fixar o objeto por se tratar de uma cola que já estava envelhecida.




O processo para a confecção desse boneco durou cerca de 1 dia somente.



Para a decoração do personagem, foi utilizado uma corda de “fru-fru” na cor rosa que foi trançada sobre um pedaço de arame e colada em um único sendo seguindo as costas do boneco, ao chegar ao “bumbum” d boneco, o arame seguiu solto juntamente com a corda de “fru-fru” formando um rabo de fácil manuseio e que também pode ser utilizado como mastro para o manuseio do objeto.



Importante lembrar que nesse processo não houve a necessidade de definir olho, boca, nariz e orelhas no boneco por se tratar de uma forma bastante expressiva e que sugere tais elementos.
Este boneco possui cerca de 60cm de altura e 25cm de largura com os braços fecahados.



Priscila Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário