*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sábado, 9 de julho de 2011

Diário de Bordo

Teatro de Formas Animadas

Construção de Boneco Cênico


Essa postagem é sobre Boneco de Papietagem, mais trabalhado em seu processo, ele exigiu um tempo maior para o preparo de sua massa e aguardo das etapas de secagem. Primeiramente, foi utilizado um suporte de madeira cilíndrico de 30cm de altura e base quadrada de aproximadamente 20cm de lado que serviu de apoio para a construção da cabeça do boneco.


O processo completo durou cerca de pouco mais de 1 mês. No primeiro dia, foi feita a “trouxa” recheada com jornal cortado que foi presa com fita adesiva no mastro do suporte; Na semana seguinte dei início ao processo de papietagem com tiras de jornal cortadas a amão; Na terceira semana comecei a preparar a massa de papel machê com papel higiênico que levou um tempo maior e se extendeu para a aula seguinte; Após toda adesão do papel tormando a cabeça, comecei a parte menos coletiva e mais individual do processo: a caracterização do boneco.
Para a caracterização do boneco, em especial, fabriquei mais um pouco de massa e adicionei ao rosto criando um personagem bastante escrachado com nariz avantajado, sobrancelhas bastante erguidas, orelhas de abano, queixo fino e pontudo, maxilar quadrado e largo, olhos arredondados e grandes... Importante salientar que nesse processo, contrariando as orientações da professora Sônia, foi passada uma lixa d’água e uma lixa de manicule por toda a face e pescoço do boneco a fim de diminuir as impurezas e texturas caroçudas presentes na papietagem, após a lixa, um foi aplicado ao boneco um tom de pele clara.
A partir desse ponto, a finalização do boneco se deu de forma rápida pois haviam elementos curiosos disponíveis para serem incremenntados:
- Para o cabelo, foi utilizado uma corda de “fru-fru” na cor preta aficcionada com cola branca disposta por toda a superfície delimitada para o cabelo, a corda foi presa cuidadosamente a partir do centro e seguindo sempre em sentido amplo e circular;
- As sobrancelhas foram construídas com pedaços de pluma que se soltaram da corda de “fru-fru” do cabelo, tais pedaços foram fixados uns aos outros com cola branca e organizados nos volumes de massa que delimitavam as sombrancelhas;
- para uma caracterização maior, foi preso a uma das orelhas um anel de uns 19mm de diâmetro, tal prisão se deu através de um resto de massa durepox;
- Para os dentes, foi utilizada tinta látex na cor branca;

- Por fim, foi utilizada maquiagem humana para uma maior humanização do personagem, como: lápis de olho para os detalhes da pupila e indícios de sombra nas pálpebras; Pó compacto num tom de pele um pouco mais escuro que o tom de pele do boneco para sombrear as rugas que formam a expressão do sorriso.

Para a confecção das mãos, foram utilizados restos de arame para a construção de um esqueleto este que foi revestido com borracha EVA, colada com cola de sapateiro e posteriormente pintada com a mesma tinta látex utilizada para o tingimento do rosto do boneco.
Por fim, sua roupa foi toda costurada com resto de tecido acomodado todo em cima de uma base feita de borracha EVA presa ao pescoço do boneco para uma melhor sustentação da mão.

Importante relatar também que posteriormente, após a conclusão do boneco, foram adicionados pedaços de espuma no interior da cabeça do boneco com a finalidade de melhor acomodar o dedo e evitar que o mesmo fique solto impedindo a firmeza dos movimentos do boneco.
Boneco finalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário