*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

refletindo sobre o texto...

Por que sacrificamos tanta energia à nossa arte? Não é para ensinar aos outros, mas para aprender com eles o que nossa existência, nosso organismo, nossa experiência pessoal e ainda não treinada tem para nos ensinar; para aprender a romper os limites que nos aprisionam e a libertar-nos das cadeias que nos puxam para trás, das mentiras sobre nós mesmos, que manufaturamos cotidianamente, para nós e para os outros; para as limitações causadas pela nossa ignorância e falta de coragem; em resumo, para encher o vazio em nós; para nos realizarmos. A arte não é um estado da alma (no sentido de algum momento extraordinário e imprevisível de inspiração). A arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica.
GROTOWSKI, Jersy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 1968, p.211.


A arte como profissão ou função social, como laser, como terapia, como atividade qualquer, a arte é um meio para se exercitar atividades neurológicas que criam conexões facilitadoras para raciocínio mais rápido e lógico, e causa tanto fascínio e admiração pelas inúmeras possibilidades de mover a criatividade para os quatro cantos da mente como um processo de pesquisa camuflado pelos impulsos das emoções produzidas. Dedicamos nossa energia a esta e a qualquer uma outra atividade escolhida com o coração e administrada pela mente, e não o contrário, o contrário talvez seria o de se permitir a inércia de sua existência como ser pensante e atuante, essa é a verdadeira prisão que se pode estar, é o total abandono de suas características como ser humano, contudo não cabe a nós desqualificarmos os demais campos do conhecimento pois cada ciência possui sua equação para se perceber o mundo e sua sociedade, os artistas, os filósofos e os místicos se diferenciam talvez pela rapidez com que tais informações são absorvidas. (texto Priscila Pimentel)
________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Adorei o seu texto sobre a função da arte,sempre penso nisso,não que eu chegue a alguma conclusão...
    Seu blog está lindo!!!!
    Mandei um e-mail pra vc, vc.recebeu?O endereço é:marcia_barbieri@hotmail.com

    beijos

    ResponderExcluir