*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

IV Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais

No último dia 11, Salvador foi palco do IV Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais. Realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA), em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (CEC) e a Associação de Professores Universitários da Bahia (APUB), o evento contou com cinco mesas-redondas temáticas: A cidade como fenômeno cultural na contemporaneidade; Cidade e patrimônios culturais; Políticas culturais para as cidades; Políticas urbanas e cultura; e Diversidade e culturas urbanas. Entre os convidados palestrantes estava Valdina Pinto (CEC), que comentou sobre a destruição dos patrimônios naturais, e a falta de incentivo e investimento, e principalmente interesse a pesquisa de levantamentos históricos para um bom planejamento urbanístico, e reforçou a questão da cidade como símbolo de tradições espirituais que não devem ser mexidas sem o devido respeito; No terceiro dia de debates, Paulo Ormindo (IAB-CEC) tocou em assuntos polêmicos como a questão do metrô, do Aeroclube, a Praça da Sé e o Terreiro de Jesus; Na quarta mesa-redonda, Paulo Henrique Almeida (SECULT) falou sobre Salvador ser uma cidade sem políticas econômicas próprias, e que precisa exportar cultura (sair do artesanato cultural e partir para a Cultura criativa); Na última noite do evento, Eneida Leal Cunha (UFBA) citou o Racismo e a Homofobia como problemas de cultura e que devem sim fazer parte do sistema de Políticas Culturais, em seguida o público assistiu a uma emocionante defesa de idéias da literatura como cultura inexistente na Bahia, segundo Ruy Espinheira “...o brasileiro está acostumado com o auto-desprezo, a auto-humilhação,... A globalização da mediocridade!”, o mesmo ainda afirmou que “ A cultura é uma necessidade humana, e não uma meracidade acrescentada à natureza humana.”. A mediadora dessa mesa foi Ana Célia (UNEB-CEC).


Texto de Priscila Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário