*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O RENASCIMENTO DA ARTE


















A imagem ao lado é um desenho feito com caneta esferográfica sobre papel feito por mim, um rabisco inspirado na MADONA NA GRUTA ROCHOSA, 1484 (Estudo para cabeça de anjo. Desenho feito com estilete de prata em relevo branco, 18,2X15,9cm. Biblioteca do Estado, Turim)
* *
*
O Renascimento começou oficialmente por volta de 1400 na região de Florença e em 1500 esse movimento cultural se expandiu para os Países Baixos onde ficou conhecido como a Renascença Do Norte. Esse foi um período onde o estudo científico do corpo humano se fez presente num processo de redescoberta da arte e da literatura da Grécia e de Roma. A intensão da arte era de reproduzir com realismo as formas da natureza. Pode-se dizer que o auge da renascença (1500-20) deu-se com a popularização de Rafaello Sanzio, Michelangelo e Leonardo Da Vinci e seus conhecimentos técnicos de anatomia. Os motivos mais comuns na arte de pintar eram os temas religiosos, mitológicos, retratos, paisagens,...

Com o advento de novas possibilidades técnicas para a criação de obras-de-arte, estilos foram surgindo como por exemplo a substituição de tinta têmpera em painéis de madeira, e afresco em paredes de alvenaria, para a tinta a óleo em telas esticadas. As características básicas desse período são: o uso da perspectiva, dando peso e profundidade à forma, o uso de luz e sombra, em oposição as linhas desenhadas, e as composições piramidais. O óleo sobre tela vinha de um método onde um mineral como o lápis-lazúli era moído e o pó resultante misturado a terebintina e aplicado sobre a tela. O surgimento de mais possibilidades de cores, com suaves nuances de tonalidades, permitiram aos pintores representar texturas e simular formas em três dimensões, as perspectivas e o uso de luz e sombra, uma técnica que faz emergir as partes mais claras de uma figura. Quanto à “configuração piramidal”, essa é uma técnica simétrica que propõe atingir o clímax no centro da pintura a partir do agrupamento de figuras numa grade horizontal no primeiro plano da pintura.

A renascença trouxe aquilo que seria a “perfeição-base” da criação de uma obra-de-arte, ela provou o quão é necessário o estudo analítico de uma figura e, em evidentemente, de seu cenário que o compõe como tela ou outro suporte que seja. Essa habilidade artística é a base de uma excelente pintura, esta que por sua vez, também necessita de um conhecimento químico de seus materiais: tintas, solventes, aglutinantes, secadores, bases, tipo de papel (acides, gramatura, nervuras,...), tipo de lona para tela,...

por Priscila Pimentel

priscilapimentel_@hotmail.com

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2765110969585328095

Nenhum comentário:

Postar um comentário