*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A Poética Feminina Na Mística Do Universo-exposição de artes visuais

A Poética Feminina Na Mística Do Universo é um estudo pessoal e espiritual que vem sendo realizado a cerca de 7 anos. Iniciado em 2001, o trabalho foi interrompido por cerca de 3 anos e retomando em 2006 e adaptado posteriormente para este projeto de conclusão do curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia visando a sua continuidade no campo das artes como linha de pesquisa para o mestrado nas artes visuais.

A pintura rupestre pertencente ao Período Paleolítico Final (35.000 anos) constitui uma das mais antigas obras de arte conhecidas, caracterizadas pelas suas seguranças e requintes, elas estão longe de qualquer modesto primitivismo, e encantam por todo o mistério que as envolvem. A pintura é envolvente, ela tem cheiros e odores, ela pode ser uma angústia terrivelmente agitada ou uma paz serena e acolhedora, ela tem os sons da natureza mais virgem e profunda, ela tem as perturbações urbanas, o som de um bandolim ou o silêncio incomodo de um quarto vazio, uma momentânea doce solidão, ela pode ser uma prisão ou um anexo da sala interagindo com o espectador, ela tem o brilho ofuscante de um metal recém polido ou o aveludado de uma bela rosa vermelha, ela pode nos colocar no meio de um nada ou sugerir direções a seguirmos dentro de uma mata fechada,... Tudo isso é sentido com os olhos a uma distância confortavelmente disposta e tudo muito bem estudado, principalmente a questão da anatomia nas figuras humanas representadas pelos mestres que o tempo tratou de glorificar e preservar com respeito e admiração ao mesmo tempo em que “apagou” a magia e o estudo detalhado sugerindo novos caminhos criativos para expressar a arte de libertar o espírito. Não faz parte da pesquisa desqualificar o valor e a qualidade artística das demais manifestações expressivas, mas sim mostrar a necessidade do artista de robustecer seu trabalho com estudos aprofundados de anatomia como os grandes mestres faziam e que hoje pouco vemos no meio acadêmico, assim como o estudo harmônico de todo o cenário que o envolve. “Os grandes mestres do passado compreenderam isto e seus conhecimentos de anatomia se refletem não só em seus trabalhos terminados, mas também nos esboços preliminares ainda hoje preservados” (Victor Perard)
por Priscila Pimentel




Nenhum comentário:

Postar um comentário