*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A POÉTICA FEMININA NA MÍSTICA DO UNIVERSO-performance cênica


A POÉTICA FEMININA NA MÍSTICA DO UNIVERSO é um rito de comunhão com a Natureza, um pedido de proteção e paz, um ato de amor e devoção completa pela Lua.

A razão pela qual foi realizado esse trabalho veio do compromisso de avaliação para a conclusão do curso de graduação em Artes Plásticas, entre cinco notas, continha a tarefa de projetar uma interferência urbana e analisá-la segundo critérios técnicos e artísticos como a estética, a funcionalidade, local da exposição e a reação pública, tudo dentro de um conceito ligado a exposição, última atividade avaliativa.

A proposta da performance cênica surgiu devido a um contato um pouco mais íntimo que possuo com o teatro, sendo que já participei de algumas oficinas cênicas, aulas complementares e fui integrante de um grupo. A figura feminina é a porta de entrada para um Universo mágico presente nos meus trabalhos, em se tratando de técnica, é a base do estudo dos nossos grandes mestres do passado; artisticamente falando, é o nosso céu e nossa terra, quando acreditamos conhecê-los bem, é aí que eles nos mostram que são mais e que não podemos desafiá-los, muito menos em sã consciência.

Sob a primeira Lua Cheia do dia 24 de novembro de 2007, pouco tímida entre algumas nuvens nubladas, foi iniciada a apresentação pontualmente as 19hs no Passeio Público, local consagrado na histórica da cidade de Salvador, ponto cultural onde encontramos o tradicional Teatro Vila Velha e o suntuoso Palácio da Aclamação do Governo, local que se debruça para uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

Bem em frente ao Teatro Vila Velha, num gramado baixo, cercado por três árvores que mais parecem formar um triângulo místico, o cenário se fez por escolhido.
Caixas com velas, cesto com rosas, mochilas com acessórios,... tudo foi organizado na lateral esquerda e um a um, todos os objetos foram colocados harmonicamente formando um grande círculo que delimitava a dimensão a ser utilizada e focava a atenção do público.

Em resumo, considerando o evento um ato artístico-religioso, foi bastante proveitoso, levando em conta que muitos tentaram ir prestigiar a performance e acabaram sendo impedidos devido ao grande movimento na região provocado por outro evento que bloqueou certas passagens no trânsito. Curioso, foi analisarmos que grande parte da população baiana pertence a religiões afros ou ditas místicas, ou no mínimo estão envolvidas indiretamente com o mesmo, e ainda sim há um certo “preconceito”, ou seria “medo” a palavra que melhor explicaria a reação daqueles que por ali transitaram e não chegaram perto.

por Priscila Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário