*advertência **
Todos os textos e imagens deste blog são de autoria do seu proprietário, exceto aqueles cuja autoria esteja explicitamente indicada, e são protegidos pela lei de direitos autorais. A divulgação não comercial será tolerada, desde que citado o autor e a fonte.
Idêntico tratamento espero receber das pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imagens ou textos utilizados neste blog, às quais, caso não concordem com o uso nestas condições, asseguro o direito de solicitar que sejam retirados.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia



O dia 05 de junho, comemora-se além do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia da Ecologia, e o Coletivo Marias aproveita a oportunidade para registrar suas considerações a respeito do tema. A palavra Ecologia é definida como o conjunto das ciências que se dedicam ao estudo das interações dos seres vivos com o seu ambiente, este que é formado pelos ecossistemas, que são conjuntos de seres vivos habitantes de um local (a flora, a fauna e os microrganismos, juntamente com os fatores físicos que compõem o ambiente) a atmosfera, o solo e a água. Esses ecossistemas estão relacionados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio do ambiente, este que por sua vez, não se encontra em equilíbrio devido à falta de respeito do homem para com os recursos naturais existentes no planeta.

Estudos antigos retratam a natureza como a grande Mãe do Universo, geradora da vida e detentora e toda a sabedoria sobre a existência do mesmo. A mulher corresponde na esfera antropológica, ao princípio passivo da natureza. São muito interessantes certos símbolos nos quais a mulher surge associada à figura de um animal. Ela é a jovem que cresce como uma floresta liberta num imenso campo, é a mãe que acolhe a fauna e a educa, e a anciã que conhece como ninguém a sabedoria dos minerais. A natureza é a morte e a vida. Ela é um grande ciclo de nascimento, morte e renascimento. Um culto ao divino em forma de jardim do planeta. E o que estamos fazendo sobre isso?! Ao longo dos tempos, nossa ganância tem nos levado a uma apropriação demasiada dos recursos naturais; deixamos de lado a tendência natural de “matar pra sobreviver” e passamos para o prazer de simplesmente “matar para enriquecer”.

Em 1992, quando uma conferência mundial no Rio de Janeiro (ECO 92) reconheceu que o futuro do planeta dependeria do meio ambiente, vários movimentos sociais começaram a surgir em todos os continentes que esse futuro ambiental também estava ligado com uma outra justiça social e cultural, movimentos respeitados, ONG’s que lutam a favor da ecologia como o Green Peace, a WWF, Ambiente Brasil, Rede GTA, Amazônia de A a Z, Sócio Ambiental, FVA, GRIN9,... A GRIN9 possui um trabalho bastante diferenciado voltado para dois públicos distintos: Jovem e Institucional. Na área jovem, a ONG conta com um projeto de quadrinhos, jogos e diversões educativas, com uma revista de HQ totalmente voltada para a Educomunicação, Educação e Gestão Ambiental e Economia Solidária, com abordagem lúdica sobre os nossos problemas socioambientais. A revista intitulada “Dona Verde” possui um personagem de mesmo nome, uma mulher linda de cabelos verdes, uma heroína ecológica, a primeira totalmente brasileira, adepta da ecoalfabetização e do eco-design. O ideal desse projeto é “informar ao mundo sobre os problemas mundiais, mudanças climáticas e a necessidade de uma transformação consciente de hábitos e atitudes, tal como a de diminuir o consumo de produtos nocivos ao meio ambiente”.

Quem desejar conhecer mais a respeito dos projetos da ONG GRIN9, pode acessar o site
http://www.grin9.org.br.
por Priscila Pimentel
______________________________________________________

>>> Coletivo Feministas Marias <<<
http://www.coletivomarias.blogspot.com
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5123482018636406238


Nenhum comentário:

Postar um comentário